Clínica Médica: Como É Atuar Nessa Especialidade

· 2 min read
Clínica Médica: Como É Atuar Nessa Especialidade

O Clínico geral tem uma visão global do corpo humano e por isso está capacitado para realizar diversos diagnósticos e solucionar boa parte das queixas, e, quando necessário, encaminhar para o especialista mais indicado. Ou seja, o Clínico Geral, como é chamado o especialista desta área, é um profissional formado em medicina e especializado no corpo humano como um todo, podendo assim atuar na prevenção, tratamento e cura de doenças. Contudo, para ser clínico geral é necessário ter feito residência médica nesta especialidade que se dedica à assistência primária em saúde.  https://linkando.likes.fans/3t9whcn7 , o médico clínico pode exercer a profissão tanto se for pós-graduado, quanto se tiver feito a residência.

  • Como o clínico geral possui um amplo conhecimento sobre o corpo humano, ele pode atuar em todas as situações em que o paciente sente algum tipo de dor ou desconforto que não justifiquem uma internação hospitalar.
  • Como o clínico geral está acompanhando o paciente há um tempo, ele está a par do seu estado de saúde e histórico de tratamentos.
  • Inicialmente, confessamo-nos distantes de idealismo estrábico que não atende a realidade tecnológica atual das ciências de saúde, particularmente à complexidade das disciplinas curriculares do curso de graduação médica.
  • Ela nasceu há mais de 2.500 anos, com Hipócrates que introduziu a anamnese como prática essencial dos diagnósticos.



Assim, é ele quem vai fazer o primeiro atendimento para começar a fazer o acompanhamento dos pacientes. Ele solicita exames, avalia o estado de saúde, prescreve os medicamentos e faz encaminhamentos. O paciente conveniado pode contar com ele para acompanhar recém-nascidos, adolescentes até idosos.

Como Se Tornar Um Clínico Geral?


Diferente do MFC, que atua em equipes de saúde multidisciplinares e em planos de cuidados terapêuticos. Essa área é ampla e altamente especializada no cuidado integral com o paciente. Dessa forma, o médico tem total noção dos sintomas, histórico e possíveis causas para o problema.


Clínica Geral


Em alguns casos, o Clínico Geral é o mais procurado para tratar alguns problemas de saúde, como por exemplo diabetes, gastrite ou hipertensão, entre inúmeros outros. Além de tudo o que já foi falado, o Generalista é uma peça importante no tratamento de pacientes em situação de doença crônica, o que permite que o mesmo gere tranquilidade, confiança e maior precisão nos diagnósticos realizados. Hipertensão Arterial –  identificada como a força excessiva do sangue contra a parede das artérias. Condição grave e que pode causar graves problemas de saúde se não for tratada corretamente.



Criar um relacionamento com seu clínico geral permite um diagnóstico em profundidade, com todas os outros fatores que ele já irá saber ao longo dos anos. Hoje em dia existe a crença de que não é preciso mais ir ao clínico geral antes de procurar um especialista, o que pode acabar levando o paciente a uma espécie de “auto diagnóstico” em relação ao que está sentindo. No Brasil admite-se como meio de especialização a Residência Médica, reconhecida por lei (6932/81) e considerada padrão ouro para formação do especialista e, a titulação por meio das sociedades de especialidade, cujos critérios se encontram estabelecidos.