Qual É A Função De Um Clínico Geral?

· 3 min read
Qual É A Função De Um Clínico Geral?

Exames de prevenção são uma das formas mais efetivas de evitar que doenças apareçam ou que não possam mais ser tratadas. Ainda, se ele já é acompanhado por um clínico geral há mais tempo, ele logo perceberá quando algo não está normal. Bom, para entender a diferença entre médico generalista e clínico geral, precisamos dar o próximo passo. Se após a formação em Medicina, o profissional resolver cursar uma residência em Clínica Médica, se especializa como clínico geral. No Sistema Único de Saúde , os pacientes são atendidos primeiro com um clínico geral. É ele quem vai solicitar os exames corretos e fazer os encaminhamentos para especialistas, se for o caso.

  • Um médico que já conhece seu histórico tem a capacidade, inclusive, de dar mais peso aos sintomas relatados.
  • Hipertensão Arterial – identificada como a força excessiva do sangue contra a parede das artérias.
  • O trabalho dele pode ser entendido como identificar sintomas, pedir e analisar exames, prescrever medicamentos, encaminhar pacientes para especialistas adequados e tratar doenças que não necessitam de intervenções cirúrgicas.



Isso porque, ele é o profissional que melhor conhece o histórico paciente, pois geralmente acompanha sua saúde ao longo de muitos anos. Contudo, ele continua atuando como coordenador das ações dos cuidados, assessorando os outros especialistas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Clínica Médica , este profissional é capaz de diagnosticar e tratar cerca de 70% dos pacientes que buscam o atendimento.  clique neste link  do paciente, estes profissionais podem até diagnosticar doenças com antecedência e já partir para um tratamento mais focado. Dúvidas sobre cobertura do plano, autorizações, assuntos  administrativos, além de orientação clínica, por telefone, para sintomas ou dúvidas sobre sua saúde.

Quais Doenças Podem Ser Tratadas Por Um Clínico Geral Sem O Acompanhamento De Um Especialista?


Preparado para lidar e tratar de bebês a adultos, o MCF observa as relações pessoais de cada paciente, bem como seu contexto familiar, trabalho e comunidade em que vive. Outro texto aqui do blog que pode te ajudar a tomar a decisão sobre o melhor lugar para a residência é o “15 perguntas para escolher onde fazer residência médica”. Já no segundo ano de residência, o médico tem contato com situações mais extremas, como implantação de marca-passo temporário, arritmia cardíaca, insuficiência cardíaca, doenças imunes e autoimunes, entre outras. Durante o período, você terá contato com conceitos básicos como fisiopatologia, critérios diagnósticos e princípios fundamentais de tratamento. “Com isso, a gente evita internações ou o encaminhamento para outro especialista, o que pode acabar sendo mais caro para o próprio paciente e para o sistema de saúde. Também diminui os riscos que ele corre dentro do hospital por estar sujeito à exposição a micro-organismos resistentes”, avalia o dr.  anestesiologia webinar .

Como Funciona A Residência Em Clínica Médica?


Está capacitado para atender adultos em unidades de saúde ou pronto socorro, com doenças das mais simples às mais complexas. O clínico geral é um profissional da Medicina com amplo conhecimento sobre o funcionamento do corpo humano em seu conjunto. Ele é responsável por acompanhar e diagnosticar possíveis problemas de saúde em seus pacientes.


Recomenda E Monitora O Tratamento


O clínico geral acompanha o paciente não só nos momentos de adoecimento, mas também quando não existe nenhum sintoma. O que não acontece com os especialistas que muitas vezes possuem uma longa fila de espera. A prova de titulação consiste em 100 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas em que somente uma é a correta. Não se trata, no entanto, de romantizar a figura do clínico geral como uma pessoa compreensiva e calorosa. É possível que a origem do sintoma esteja associada a outras especialidades, como a ortopedia, pneumologia e reumatologia.