Tipos De Residência Médica: Descubra Quais São E Como Escolher!

· 3 min read
Tipos De Residência Médica: Descubra Quais São E Como Escolher!

Foca na saúde reprodutiva da mulher – com alguns especialistas escolhendo focar apenas no período gestacional e outros cuidando do sistema reprodutor como um todo. O preparatório ideal para quem quer o conteúdo mais completo desde o começo do ano para alcançar a máxima performance nas provas do seu estado. Não temos, no Brasil, vagas de residência o suficiente para acomodar todos os formados em medicina anualmente. A Universidade Federal de São Paulo, a UNIFESP, realiza o Programa de Residência Médica da Escola Paulista de Medicina.

  • O processo seletivo consiste em uma prova oral, uma prática e uma prova de proficiência em inglês.
  • A especialidade exige as mesmas características da Cirurgia Geral, mas também é necessário ter domínio de tecnologias, que tem evoluido muito, da videoendoscopia torácica até robos inteligente.
  • Cosmiatria, com realização de procedimentos estéticos tais como aplicação de toxina botulínica, preenchedores cutâneos, peelings químicos, microagulhamento, laser e outras tecnologias.
  • Já o médico clínico que atende em consultório molda a sua carga horária e, consequentemente, a sua remuneração.


A primeira foi a aprovação no Exame da Associação Médica do Rio Grande do Sul , enquanto a segunda consistiu na Análise e Arguição de Curriculum Lattes, realizada por profissionais do Tacchini relacionados ao programa. O corpo docente é formado por preceptores, mestres e doutores que supervisionam por ano cerca de 200 residentes e profissionais médicos de todo o Brasil, realizando cursos de qualificação. Os estudantes contam, além da estrutura hospitalar, com o Centro de Ensino e Pesquisa Professor Adib Jatene , um espaço exclusivo para aulas expositivas e realização de seminários e palestras.  clique aqui  especialidades médicas também acompanha as tendências que prometem ditar a nova realidade da área da saúde. Melhores especialidades médicas para ter um futuro sustentável na profissão.

Residência Médica Na França



Melhores especialidades médicas, assine nossa newsletter e não perca nenhuma novidade para ficar sempre atualizado.  dentista ortho  especialidades médicas com base nas demandas que mais fazem sentido para sua realidade. Sua função é estudar e tratar patologias que atingem o coração e o sistema circulatório. De acordo com a Comissão Nacional de Residência Médica, 7 mil vagas para residências médicas são oferecidas todo o ano no Brasil para recém-formados. Contudo, o processo para entrar em um curso de especialização na área médica pode contar com outras análises.

Como É A Residência Médica No Sus?


Como o próprio nome já diz, esta é a área da medicina que atua especificamente na reparação e reconstrução de lesões na mão, cotovelo e punho. Esses cuidados incluem músculos, ossos, tendões e ligamentos, além dos nervos. É um tipo de residência médica com  pré-requisito em ortopedia ou cirurgia plástica e tem três anos de duração.


Mas se você acha que essa enorme quantidade de vagas significa que a concorrência não é alta, é aí que você se engana. Na década de 60, a Residência Médica na Universidade era formada por dois ciclos, o clínico e o cirurgico, com dez médicos clínicos e dez cirurgiões.  página com mais detalhes , ela tem especializações de dois a seis anos de duração e conta com mais de 90 programas diferentes oferecidos para mais de 600 médicos residentes. Além da grande São Paulo, a USP conta com unidades nas cidades de Ribeirão Preto e Bauru, localizadas no interior Paulista e que compartilham da mesma excelência no ensino e amplo leque de programas de especialidades médicas. Além disso, vale lembrar que a residência médica não é um processo fácil, desde a entrada até a obtenção do título de especialista.